Keep Calm and Entrei na Faculdade


Para @S Juvenis Metodistas e a quem mais possa interessar...

Galera! Bom dia. O texto é grande, mas é de coração! Recado pra quem tá entrando na faculdade:

Hoje faz uma semana e um dia que a JUNAME acabou. Me lembro que cheguei morta e, morta fiquei na segunda, mas na terça, me lembrei: há vida além do último ato e, como quem é artista não consegue viver fora do palco, voltei pra vida! Essa semana vi que muita gente passou pra uma nova etapa da vida: viver e fazer a FACULDADE! Uau!
Sobre isso preciso dizer que é uma etapa maravilhosa, pela graça de Deus pude vivenciá-la por duas vezes e digo: é muito bom estar na faculdade!
Por quê? Poderia dar um monte de motivos, mas cito apenas três pra vocês não se cansarem com esse papo, vamos lá:
- Tempo de conheC(S)ER: quem passou pra faculdade sabe que ser começa com s e não com c, mas fiz esse destaque pra dizer que por meio do conhecimento nós vamos sendo, vamos nos fazendo. Conhecimento é o que não falta por lá, às vezes falta na gente o desejo de conhecer... Então pessoal, saiam dessa, estudem muito, conheçam muito e sejam pessoas comprometidas em exercer a profissão da melhor maneira possível. Ser a luz de Cristo é fazer o nosso trabalho com muito amor.
Vocês que chegaram aí fazem parte de um grupo seleto de pessoas no Brasil, segundo dados do INEP/2012, menos de 20% da população brasileira tem acesso ao ensino superior. Valorizem a benção que Deus deu a vocês, agradeçam e respeitem as pessoas que lhes ajudaram a chegar até aí, vocês não conseguiram isso sozinh@s, não mesmo!
- Tempo de reconheC(S)ER: o conhecimento está aí pra quem quiser, pro que der e vier. Há que se mergulhar nele, mas preciso lembrar do apóstolo Paulo, ele diz: “escutem tudo, mas filtrem e fiquem com o que é bom” (1 Tessalonicenses 5.21). O desafio é extrair do conhecimento a sabedoria e, nisso, é preciso querer e contar muito com a graça e o amor de Deus para nos abrir os olhos.
A gente escuta um monte de coisa e, não tenha medo de ouvir coisas que você nunca ouviu, mas tenha prudência de julgar isso, lá se escuta muita coisa boa, mas também muita porcaria, então, a maturidade que a gente tanto quer começa com a responsabilidade em escolher o que eu desejo guardar pra mim e o que eu não preciso pra viver.
Transformar o conhecimento em sabedoria, livra a gente de muito problema (dá uma lidinha em Provérbios de 1 a 5). Um caminho para isso é não descartar o que a nossa família sabe, tem muita gente que tá entrando na faculdade e que é a primeira pessoa da família a entrar lá, isso não significa que quem não tem faculdade, não tem sabedoria, portanto: baixa a bola, não se sinta a pessoa mais importante do mundo. “Só sei que nada sei” essa é uma frase atribuída a Sócrates, em algum momento você vai ouvir sobre ele lá na facul! Esse cara é um importante filósofo grego que reconheceu que ainda havia muito a conhecer. Reconheçam as suas limitações e lidem com elas com humildade e não com arrogância. Nossa sabedoria vem do Senhor e nossa vida deve espelhar essa sabedoria. Reconheça isso!!!!
- Tempo de SER: sobre isso eu tenho muita coisa pra dizer mais resolvi falar em forma de poesia e oração:
S eja sobre vocês a graça do Senhor!
S eja sobre vocês a presença do Senhor!
S eja sobre vocês a sabedoria do Senhor!
E xperimentem depender do Senhor!
E scolham viver a vontade de Deus!
E vitem o mal, isso lhe protegerá das consequências que machucam a vida e a dignidade humana.
R epartam sabedoria, conhecimento, alimento, livros, canetas, amor e amizade com todo mundo.
R isquem do caderno toda falta de vontade de lutar pela justiça e anunciar o Evangelho de Jesus.
R econheçam seus chamados missionários: denunciar as desigualdades e proclamar a ESPERANÇA!

Amo e acredito em vocês! Oração é o melhor caminho pra conseguir isso, não descuidem da vida espiritual! Deixem o companheiro de Emaús caminhar com vocês!! (Lucas 24. 13-35).
Ah! E a galera que tá se preparando pra entrar na facul e que leu até aqui, digo pra vocês: Força na Peruca! Deus está conosco e isso é o melhor de tudo, já dizia John Wesley!

Bju grande!!!!!

Comentários

  1. É um alívio ler esse texto. Sair de casa, mudar de cidade, enfrentar novos desafios. Tudo parece ser muito chamativo (realmente é). Palavras confortantes nesses dias que antecedem o "próximo passo".

    ResponderExcluir

Postar um comentário